21/02/2015

CÃES ENXERGAM TODOS AS CORES?

Pesquisadores explicam que cães não enxergam todas as cores



Os cachorros têm apenas dois tipos de receptores de cores, enquanto os seres humanos têm três. Os cachorros são daltônicos.


A cada segundo, nasce um cachorrinho em algum lugar do mundo. No programa da BBC, os pesquisadores escolheram uma fêmea para observar. Ela pesa menos de meio quilo e é extraordinariamente vulnerável: nasceu cega e as orelhas vão permanecer coladas durante as duas primeiras semanas de vida.

Como ainda estão em formação, às orelhas são frágeis demais para ficar expostas.
A filhotinha ainda não controla a própria temperatura, então depende totalmente do calor da mãe. Por que os filhotes nascem pequenos demais assim?

Bem, quanto menor ele é maior a ninhada. E, contanto que fiquem sob a proteção da mãe, mais cachorrinhos vão sobreviver para ganhar tantas habilidades.

Aos poucos entendemos por que os cachorros são tão especiais. Observaram o vídeo que a filhotinha já está começando a explorar o mundo. E ela só tem duas semanas. Os olhos e os ouvidos começam a se abrir. Ela já é capaz de usar a visão para circular por todo canto, mas será que enxerga as coisas da mesma forma que nós?

Os cachorros são daltônicos, mas isso não significa que para eles tudo é preto e branco.
A filhote enxerga, sim, algumas cores, mas principalmente o azul e o amarelo.
A explicação dos pesquisadores: os cães têm apenas dois tipos de receptores de cores, enquanto os seres humanos têm três. Mas é quando as coisas se mexem que a visão dos cachorros fica bem mais aguçada. É quase como se eles enxergassem em câmera lenta. Por isso que estão sempre no lugar certo para alcançar o brinquedo.

A audição deles também é privilegiada. Eles conseguem ouvir coisas quatro vezes mais distantes e duas vezes mais agudas que nós. Mas entre todos os sentidos, o que ele usa de forma poderosa é o faro.

O cérebro de um cachorro tem um décimo do tamanho do nosso, mas a parte que controla o faro é 40 vezes maior. Eles têm até 300 milhões de glândulas odoríferas em seu nariz, comparadas com as 5 milhões que nós temos.

Portanto, não se engane: você não consegue esconder um osso do seu cachorro só porque ele não está à vista.

A filhotinha acompanhada pela pesquisa da BBC já tem quatro semanas e está ocupada explorando a casa. Mas não da mesma maneira que nós faríamos.

Ela se orienta pelo nariz. É por isso que um cachorro saudável gosta de manter o nariz sempre molhado. Porque aumenta a quantidade de moléculas odoríferas que ele absorve no ar. E com o faro também consegue voltar ao passado distante.

Um cachorro pode sentir o cheiro de comida e outras coisas que estiveram em um lugar dias, semanas, até meses atrás. Isso tudo é natural nos cães.

No programa da BBC a filhotinha agora tem pouco mais de um ano. Ela vive no centro de treinamento de cães-guia e passa pela fase mais difícil de seu treino até hoje.
Ela criou a importante ligação com os seres humanos, mas agora tem de colocar isso em prática e fazer algo realmente impressionante.

Cuidar de uma pessoa cega e vulnerável significa saber quando parar na beira da estrada, evitar obstáculos no chão e no ar.
Ela pode cruzar este arco, mas sabe muito bem que a dona, cega, poderá bater a cabeça.
Como é que ela faz isso? Através da observação. Os cães nos observam o tempo todo, de uma forma que nenhum outro animal faz.


http://g1.globo.com/globo-reporter

2 comentários:

  1. Olá =)

    Já tinha ouvido falar sobre isso, mas nunca fui atrás para saber se era verdade. Gostei bastante da postagem!! Bem interessante =)

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Roberta, que bom que você gostou da postagem fico satisfeita com isso.Volte para ver novas postagem.
      Obrigado por sua visita.

      Excluir